Make your own free website on Tripod.com

Breve  Histórico:   A  Evolução  de  nossos  conhecimentos

Os Primórdios

O relato mais antigo relacionado com a função respiratória vem de Erasistratus (280 AC.), que demonstrou o papel do diafragma como um músculo da respiração.

Galeno (131-201) confirmou esse achado e ampliou os conhecimentos, relatando a origem e função dos nervos frênicos e a função dos músculos intercostais e accessórios da respiração.

Leonardo da Vinci (1452-1529) também se interessou pelo estudo do diafragma, observando que, durante a inspiração, os pulmões expandem em todas as direções, segundo o movimento realizado pela caixa torácica.

Vesalius (1514-1564) fez a primeira descrição de um pneumotórax, o colabamento de pulmão que se segue a uma abertura da cavidade pleural. Foi ainda Vesalius quem fez a primeira respiração artificial, mantendo a vida de um cão com parada cardiorrespiratória, mediante insuflação de ar em sua traquéia.

Robert Hooke (1635-1703) publicou estudos a respeito da retração elástica dos pulmões, estudando o pneumotórax induzido por furos no saco pleural.

Boyle (1627 – 1691) comentou que um componente do ar "que mantém acesa a chama do fogo também mantém a chama da vida". Óbviamente, é o relato da importância do oxigênio atmosférico na manutenção da vida.

 

 

                   Página Anterior                Próxima Página                 Índice Diabetes Mellitus