Make your own free website on Tripod.com

Anatomia   Macro  e  Microscópica  do  Sistema  Respiratório

Bases Anatômicas: Visão Global

 

O sistema respiratório consiste num conjunto de vias aéreas condutoras que comunicam o sistema à atmosfera, até atingir as unidades alveolares de trocas gasosas, onde estabelece uma superfície de contato entre o ar e o sistema circulatório.

 

 

O sistema respiratório possui, então, uma parte condutora, uma parte respiratória e um mecanismo de bombeamento pelo qual o ar alternativamente é puxado para dentro (inspiração) e expelido (expiração) para fora do sistema.

 

A parte condutora é a parte através da qual o ar passa para atingir a parte respiratória, onde ocorre a efetiva troca gasosa. Ela compreende o nariz, a cavidade nasal, parte da faringe (especificamente, a nasofaringe), a laringe, a traquéia e, já dentro dos pulmões, os brônquios e bronquíolos, até chegar aos bronquíolos respiratórios.

 

Ocasionalmente, a cavidade oral serve como um trajeto para o ar que passa através da faringe, e desta para os pulmões. A parte respiratória compreende os bronquíolos respiratórios, os ductos alveolares, os sacos alveolares e os alvéolos pulmonares.

 

           Página Anterior                       Próxima Página                     Índice Diabetes Mellitus