Make your own free website on Tripod.com

Anatomia   Macro  e  Microscópica  do  Sistema  Respiratório

Introdução

 

O papel fundamental do pulmão é extração de gás oxigênio do ambiente e eliminação de gás carbônico. Estes processos são necessários para o metabolismo celular.

 

A circulação pulmonar provê fluxo de sangue pelos pulmões para captação contínua de oxigênio e, ao mesmo tempo, descarrega gás carbônico nos alvéolos. Além disso, equilíbrio primoroso entre Ventilação e perfusão é essencial para eficiência máxima na troca de gás.

 

Finalmente, o sistema de troca de gás deve ser monitorado, controlado, e continuamente regulado para fazer face às largas variações na demanda metabólica, como durante exercício e em uma variedade de estados de doença.

 

Além dessa, várias outras funções são desempenhadas pelos pulmões, tais como coração accessório, filtro de sangue, defesa contra agentes externos, tratamento do ar inalado e várias funções metabólicas.

 

Estas incluem produção de surfactante e metabolismo de uma variedade de mediadores químicos. Obviamente, as múltiplas funções pulmonares devem ser integradas e coordenadas para que ocorra uma troca gasosa próspera.

 

Desarranjos nestas funções pode ter um impacto profundo na habilidade do pulmão para levar a cabo sua troca de gás.

 

Normalmente, o pulmão pode manter incrivelmente níveis apropriados de captação de oxigênio e eliminação de gás carbônico em uma variedade de circunstâncias. Porém, doenças pulmonares ou cardiovasculares podem afetar seletiva ou universalmente as etapas individuais envolvidas na troca de gás.

 

A função do pulmão é seguida de perto da sua estrutura; quer dizer, sua forma segue sua função.

           Página Anterior                       Próxima Página                     Índice Diabetes Mellitus