Make your own free website on Tripod.com

Roteiro    para    Elaboração    de    Monografias

Etapas Sugeridas

Observações

 

       Normas para Elaboração de Monografias

Clique no botão Links (final da página)

Você poderá usar qualquer outro meio disponível.

Escolha um site de busca (Pubmed, EntrezPubmed).

Utilize unitermos que possam ser encontrados nos artigos que lhe interessa

No Medscape é possível fazer a busca nas revistas on line. O site, porém, exige que você faça um cadastro.

Outra possibilidade é fazer a busca numa revista expecífica, por exemplo, ir ao site da The New England Journal of Medicine e fazer a busca. A vantagem é que a revista está disponível no HUPES.

Especifique sua busca para artigos publicados apenas nos últimos 3 anos

Embora existam artigos publicados anteriormente que possam ser de importância para a elaboração de sua monografia, sugerimos que sua busca se limite aos trabalho publicados a partir de 1998. A razão maior da monografia deve ser a atualização.

Além disso, os trabalhos mais importantes estarão citados nos artigos mais recentes.

Opte pela pesquisa Booleana, usando "and" e outras variáveis.

Se utilizar um unitermo com mais de um vocábulo, por exemplo, diabetic ketoacidosis, torna-se necessário usar aspas antes da primeira e depois da última palavra ("diabetic ketoacidosis"). Caso contrário, a máquina de busca irá trazer todos os artigos que contenham as palavras diabetic e ketoacidosis

Inclua sempre "and human and review" (isso reduz o número de estudos feitos em animais e inclui sobretudo os artigos de revisão)

O seu curso de Bioquímica é aplicado à prática. Os estudos realizados em animais de experimentação não têm poder de modificar ou indicar condutas terapêuticas ou dietéticas. Selecionando estudos levados a efeito em humanos, você estará travando contato com a fonte que indica as rotinas e práticas que envolvem o cuidado dos pacientes.

Por outro lado, os artigos de revisão trazem mais informações que os artigos originais. Perceba que, em sua maioria, os artigos apresentado nas diversas sessões e atividades do curso são originais; para a elaboração da monografia, os artigos de revisão são mais úteis. 

Selecione os artigos que considerar mais relevantes para a sua monografia.

Caso tenha alguma dificuldade neste ponto, procure o Coordenador da disciplina de posse das referências, para que possamos auxiliar na escolha dos artigos.

Os dados necessários para obtenção dos artigos são:

1. Título do trabalho

2. Nome dos autores

3. Nome da Revista (incluindo páginas iniciais e finais, volume, ano de publicação)

A leitura dos abstract auxilia em muito o processo de escolha dos artigos que farão parte de seu trabalho. Para a obtenção dos artigos, contudo, eles não são necessários.

De posse das referências, dirija-se ao BIREME (Biblioteca Regional de Medicina), secção Bahia, que fica no segundo andar da Biblioteca Central/UFBA, em Ondina.

Algumas revistas podem estar disponíveis nas Bibliotecas da UFBA, como The New England, JAMA, Circulation. Basta então solicitar cópia dos artigos diretamente à bibliotecária. Outras entidades como o CREMEB também funciona nos moldes do BIREME, porém cobram taxas elevadas pelo serviço, razão porque não os sugerimos.

Na BIREME é possível obter informação sobre onde encontrar seus artigos, se estão em uma biblioteca local (HUPES, FAMED, etc) ou nacional (nesse caso, é preciso mandar buscar). A BIREME cobra uma taxa pelos artigos que você mandar buscar fora do estado.

No BIREME, obtenha a informação de quais artigos estão disponíveis em bibliotecas locais ou nacionais. Sugerimos não encomendar artigos somente disponíveis em bibliotecas fora do país, substituindo-os por outros de mais fácil acesso.

Convém iniciar a tradução dos artigos tão logo consiga obtê-los.

É surpreendente a quantidade de erros presentes nas versões traduzidas de alguns livros-texto. No entanto, a tradução de artigos científicos nem sempre é difícil, tendo em conta que o vocabulário do inglês técnico não é tão extenso. 

Sugerimos fazer um resumo detalhado de cada artigo, contendo todas as informações que julgar úteis e que serão incluídas na sua monografia. Desse modo, você irá trabalhar com os resumos, quando for finalizar o trabalho.

Resumos bem feitos economizam tempo precioso na hora de escrever a monografia. Selecione todas as informações que achar pertinentes ao tema da monografia. Se tiver dúvida da importância de uma determinada informação, inclua-a no resumo, pelo menos provisoriamente até que você possa obter ajuda de alguém mais experiente neste assunto.

Quanto às normas, elas estão disponíveis neste site, bastando clicar no seguinte link

A Coordenação coloca-se ao seu dispor no sentido de prestar auxílio e informações adicionais que se fizerem necessárias.

 

           Página Anterior                  Próxima Página                  Índice Diabetes Mellitus